Céu nublado não impede registro da Superlua em Campo Grande
18/10/2024
O fotógrafo Wimar Carrilho, de 62 anos, conseguiu captar imagens do fenômeno lunar, mas lamentou a visibilidade prejudicada. A superlua em Campo Grande
Wilmar Carrilho
Na noite desta quinta-feira (17), o fotógrafo Wilmar Carrilho, de 62 anos, fez um registro da Superlua a partir de Campo Grande. Mesmo com o céu nublado, Carrilho conseguiu captar algumas imagens, embora tenha admitido que a visibilidade não estava ideal.
"Consegui fazer essas fotos às 19h15, foi o possível", brincou o fotógrafo.
Carrilho tem um histórico de pelo menos oito Superluas fotografadas nos últimos anos. Segundo ele, as imagens desta quinta foram feitas de um prédio na Avenida Mascarenhas, no bairro São Francisco.
Wilmar conta que sempre está atento às datas e horários dos fenômenos naturais e escolhe os locais com cuidado para garantir a melhor qualidade nas fotos. Embora tenha gostado das imagens que conseguiu, Carrilho não considera a Superlua desta noite sua favorita.
Ele compartilhou uma recordação de 2020, quando conseguiu um registro em condições ideais: "Essa é a Superlua de março de 2020, para matar a saudade."
Registro de outra Superlua feito por Wilmar Carrilho em 2020
Wilmar Carrilho
🌑 O que é uma superlua?
Conforme a astrônoma Dra. Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON/MCTI), o termo "superlua" não é científico e foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. A definição se refere a uma lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra. No entanto, as instituições astronômicas divergem sobre a distância exata que define uma superlua.
Josina explica que esse fenômeno pode ocorrer de uma a seis vezes por ano, com a distância lunar variando devido à sua órbita elíptica. Durante uma superlua, a Lua pode parecer mais brilhante, tornando-se visível em todas as regiões do mundo, desde que as condições meteorológicas permitam.
A primeira superlua do ano ocorreu em 19 de agosto, a uma distância de aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra. A próxima, marcada para 15 de novembro, será a mais próxima do ano, a apenas 361.867 quilômetros de distância.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: