Chipa é tradição e une famílias na fronteira do Brasil com o Paraguai: veja como preparar
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Chipas são preparadas na quinta-feira para alimentar as famílias na Sexta-feira Santa, um ato de penitência e respeito. Aprenda a fazer a deliciosa e tradicional chipa paraguaia
Reprodução
A chipa é um salgado bem tradicional no Paraguai e bastante consumida também em Mato Grosso do Sul. Na fronteira, uma tradição marca o início do tríduo pascal, os três dias de preparo dos fiéis para a Páscoa. Durante o período, famílias dos dois países se unem para fazer quilos de chipa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A tradição nasceu no Paraguai, onde a população é em sua maioria católica. No lado brasileiro, não é diferente, muitas famílias dedicam a Quinta-feira Santa ao “Chipa Apo”, que em português significa preparo da chipa.
As chipas são preparadas na quinta-feira para alimentar as famílias na Sexta-feira Santa, em um ato de penitência e respeito. Nossa equipe conseguiu a receita original da chipa, diretamente das famílias que se reúnem todos os anos para manter viva essa tradição. Veja abaixo:
Ingredientes
2 quilos de polvilho azedo
500 gramas de queijo ralado
100 ml de óleo
4 colheres de banha de porco
10 ovos
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo
Misture os ovos, o sal, a banha e o óleo com as mãos até obter uma massa homogênea. Em seguida, adicione o queijo ralado e o polvilho. Com todos os ingredientes juntos, coloque a massa sobre uma mesa e sove bem até que a massa fique bem uniforme. Depois, é só moldar e levar ao forno pré-aquecido.
Quem quiser seguir o preparo à risca, deve assar a chipa no tatakúa, que em português significa buraco de fogo. Trata-se de um forno paraguaio, sem chaminé, no qual a chipa é assada apenas com o calor da brasa.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: