Debate de 2º turno: candidatas à prefeitura de Campo Grande discutem saúde e educação e trocam acusações sobre investigações
26/10/2024
Participaram as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil). Debate TV Morena 2º turno: candidatas à Prefeitura de Campo Grande – íntegra
As candidatas à Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), participaram do debate do segundo turno, promovido pela TV Morena, nesta sexta-feira (25), em que debateram propostas para educação, mobilidade urbana, saúde, e trocaram acusações sobre investigações. Veja a íntegra acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp
Adriane Lopes e Rose Modesto disputam o segundo turno
TV Morena/ Divulgação
Veja como foi o debate entre as candidatas à prefeitura de Campo Grande
A mediação foi feita pela jornalista Lucimar Lescano. O g1 transmitiu o debate ao vivo.
No primeiro turno, Adriane Lopes (PP), que teve 31,67% dos votos, e Rose Modesto (União Brasil), com 29,56%.
O debate foi dividido em quatro blocos: no primeiro, as candidatos tiveram 10 minutos cada para debater sobre temas livres; no segundo, cada uma contou com 10 minutos para debater com tema determinado; no terceiro, as candidatos tiveram 10 minutos cada um para debater sobre temas livres e, no quarto, cada uma contou com 10 minutos para debater com tema determinado.
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) em debate da TV Morena
Rafaela Moreira/g1 MS
1º bloco – Tema Livre
Debate TV Morena 2º turno: candidatas à Prefeitura de Campo Grande – bloco 1
O primeiro bloco do debate teve tema livre, com 10 minutos para cada candidata administrar. Rose Modesto foi a primeira a perguntar. Ela questionou Adriane Lopes sobre a chamada folha secreta na prefeitura. “Por que é que a prefeitura hoje não investe em transparência e mantém ainda a folha secreta?”, questionou.
“No meu governo eu trabalhei duro esses dois anos e meio para fazer de campo grande referência na área de transparência pública. O meu trabalho foi iniciado e desde o princípio eu busquei os órgãos de controle para fazer parte da minha gestão, para que todos os atos realizados pela prefeita previamente passe pelas considerações e avaliação do Tribunal de Contas, como todos os contratos”, respondeu Adriane Lopes.
Adriane Lopes depois questionou Rose Modesto sobre negociações por cargos públicos que teriam sido investigados na operação coffee break. “Coffee Break é fake news e toda eleição volta. Eu não fui investigada nem denunciada. E muito menos condenado e não existe nada disso, é a fake news”, afirmou Rose.
2º bloco – Inclusão social e mobilidade urbana
Debate TV Morena 2º turno: candidatas à Prefeitura de Campo Grande – bloco 2
O segundo bloco teve tema determinado, com 10 minutos para cada candidata. Adriane escolheu falar sobre “inclusão social” e questionou Rose sobre propostas para incluir pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade.
Rose prometeu criar projetos para capacitar jovens no mercado de trabalho e dar assistência a crianças com deficiência. “Meu sonho é realmente transformar a vida dessas mães e crianças que têm deficiência e que precisam desse olhar. As mães que ficaram meses e tiveram que entrar na justiça para conseguir leite para um filho deficiente. Falando de jovem, eu estou há muitos anos trabalhando com a prevenção. Nós temos aí o nosso projeto da nossa escola de qualificação para o primeiro emprego que a gente vai implementar logo a partir do nosso primeiro ano de mandato”, respondeu.
Adriane usou o espaço para apresentar os feitos da sua gestão. “Nós estamos capacitando 10 mil jovens da nossa cidade para Rota Bioceânica em parceria com a iniciativa privada. Nós estamos trabalhando um esporte através da Funesp, onde nós iluminamos 86 novos campos e praças de futebol para que as crianças através do esporte tenham uma oportunidade de crescer e se desenvolverem. O nosso trabalho é sério”.
O segundo assunto foi “mobilidade urbana” escolhido por Rose, que questionou Adriane sobre a qualidade do transporte coletivo. A atual prefeita prometeu que se os problemas com a atual gestão não forem resolvidos, o contrato será rescindido. “Eu reconheço que o transporte público de Campo Grande não é o ideal e eu já comecei a trabalhar com essa mudança em janeiro deste ano. Um contrato de 20 anos que ou vai ser resolvido agora ou vai ser rescindido”.
3º bloco – Tema Livre
Debate TV Morena 2º turno: candidatas à Prefeitura de Campo Grande – bloco 3
O terceiro bloco foi novamente de tema livre. Adriane Lopes questionou a adversária sobre quantas empresas foram beneficiadas pelas caravanas da Sudeco que ela promoveu enquanto era gestora da instituição.
“A senhora não sabe, porque a senhora sabe um pouco. A Sudeco é responsável pelo orçamento. E o orçamento nós aumentamos, né, candidato? Nós saímos de R$ 11 bilhões para o FCO, para 12, claro, o Centro-Oeste inteiro. Tem uma lei que determina quanto vai para cada estado. E nós colocamos pela primeira vez 1 bilhão para o microcrédito”, respondeu Rose.
Durante o bloco, Rose Modesto perguntou a Adriane sobre o investimento de R$ 56 milhões para a construção municipal. “Esse hospital vai ser o caminho da solução e foi discutido há 10 anos, é discutido com o Conselho Municipal de Saúde. Não é da cabeça da prefeita Adriane, só que no passado ninguém teve coragem de fazer. Eu tenho coragem para fazer o certo, eu tenho coragem para enfrentar as dificuldades”, respondeu a candidata a reeleição.
4º bloco – Alagamentos e indústria
Debate TV Morena 2º turno: candidatas à Prefeitura de Campo Grande – bloco 4
Rose abriu o quatro bloco e escolheu debater sobre “pontos de alagamentos”. A candidata questionou a atual prefeita sobre projetos para as mudanças climáticas.
“As mudanças climáticas têm impactos no Brasil e no mundo. Eu estou trabalhando com a minha equipe técnica para buscar soluções para os problemas das mudanças climáticas. Construímos diversas bacias de contenção, só que dois anos e meio é pouco tempo. Com mais tempo, nós vamos levar bacias para a região lagoa da nossa cidade, onde impacta diretamente a avenida Rachid Neder. Hoje nós temos monitoramento em 16 pontos de alagamento na nossa cidade”.
O segundo tema do bloco foi sobre “Investimento no comércio e indústria”. Rose falou que irá desburocratizar os serviços para atrair novos investimentos para a capital.
“O empresário tem que sentir segurança de estar aqui em Campo Grande, oferecendo a ele a condição de áreas, de infraestrutura, de qualificação de mão de obra, e aí sim, buscando as parcerias com o governo do estado pra gente poder retomar o rumo de desenvolvimento que Campo Grande perdeu nesses últimos anos”, respondeu Rose.
Considerações finais
Rose Modesto (União Brasil)
Confira as considerações finais da Rose Modesto (União Brasil) no debate do 2º turno
Adriane Lopes (PP)
Confira as considerações finais da Adriane Lopes (PP) no debate do 2º turno
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: