PMA multa estação de tratamento de esgoto em R$ 500 mil por poluição em afluente do Rio Formoso, em Bonito
18/10/2024
O Rio Formoso é um dos principais cartões-postais do município, conhecido por suas águas cristalinas e biodiversidade. Local onde foi detectado o vazamento
Divulgação/PMA
A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de meio milhão de reais à Estação de Tratamento de Esgoto de Bonito (MS), após constatar um vazamento de esgoto que seguia para o Córrego Bonito, um afluente do Rio Formoso, um dos principais cartões-postais do município, conhecido por suas águas cristalinas e biodiversidade.
Os militares receberam uma denúncia via telefone, alertando para o extravasamento nas caixas de inspeção e foram até o local inspecionar.
Durante a vistoria, os policiais identificaram várias caixas de inspeção nas margens do córrego. Uma delas estava com problema, com odor forte e esgoto fluindo diretamente para o leito do rio.
Também foram encontradas fontes de água acima do ponto onde o esgoto está vazando que estavam levando a água contaminada para o córrego, agravando a situação.
A Polícia Militar Ambiental multou a instituição de tratamento seguindo o Artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que trata sobre regras e punições para quem prejudica o meio ambiente. Segundo eles, a empresa responsável pela estação iniciou os reparos imediatamente.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: