Prefeito e vice são cassados por 'fake news' durante campanha em Nova Andradina (MS)
08/04/2025
(Foto: Reprodução) Leandro Ferreira Luiz Fedossi e Arion Aislan de Souza foram eleitos em Nova Andradina, em 2024. Eles são acusados de utilizar as redes sociais para atacar a candidata adversária. Arion Aislan (esquerda) e Leandro Fedossi (direita) tiveram mandato cassado em Nova Andradina.
Reprodução/Redes Sociais
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) cassou o mandato do prefeito de Nova Andradina, Leonardo Ferreira Luiz Fedossi (PSDB) e seu vice, Arion Aislan de Souza (PL). Eles foram eleitos em 2024 e são acusados de usar informações falsas durante a campanha eleitoral.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp
A decisão é da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina e foi publicada nessa segunda-feira (8). Em nota, o prefeito disse que recebeu a decisão com ‘serenidade’ e que vai apresentar recursos nas instâncias superiores. (Leia íntegra da nota mais abaixo).
Além da perda do diploma, prefeito e vice ficarão inelegíveis por oito anos. A denúncia sobre uso indevido das redes sociais foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A Ação de Investigação Judicial Eleitoral apontou a articulação de Leonardo Ferreira e Arion com aliados para atacar a candidata adversária, Dione Hashioka (União).
O MPE acredita, ainda, que veículos de comunicação atuaram em conjunto, divulgando notícias falsas para desfavorecer a adversária.
LEIA TAMBÉM
Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos (MS) com 69,41% dos votos em eleição suplementar
O que diz o prefeito?
Leandro Ferreira Luiz Fedossi afirmou, em nota, que vai continuar trabalhando até que 'todas as questões sejam devidamente esclarecidas'. Leia a íntegra:
Venho, por meio desta, me manifestar a respeito da decisão da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, que cassou o meu diploma e do nosso vice-prefeito Arion Aislan de Souza.
Recebemos a decisão com serenidade e reafirmamos nosso absoluto respeito à Justiça. No entanto, confiamos que, nos recursos que apresentaremos às instâncias superiores, a verdade dos fatos será reconhecida e a vontade popular será respeitada. Fomos eleitos democraticamente, com cerca de 600 votos de diferença, em uma escolha consciente da população de Nova Andradina, que confiou em nosso trabalho e em nosso projeto de gestão para o município.
Seguiremos firmes na condução da nossa cidade, com responsabilidade, ética e compromisso com cada cidadão. Continuaremos trabalhando incansavelmente até que todas as questões sejam devidamente esclarecidas e a Justiça reconheça a legitimidade da nossa vitória nas eleições.
Agradecemos a todos pela confiança e pelo apoio. Nova Andradina pode ter a certeza de que seguiremos firmes, com o olhar no presente e o compromisso inabalável de construir um futuro ainda melhor para nossa gente.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: