Tuiuiú é resgatado após ser derrubado de ninho que pegou fogo no Pantanal
19/10/2024
O resgate foi feito por brigadistas do alto Pantanal e do Prevfogo, que prestaram os primeiros socorros com auxílio dos veterinários do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Tuiuiú é resgatado após ser derrubado de ninho que pegou fogo no Pantanal
Três tuiuiús foram resgatados após o ninho ser destruído pelo fogo na Barra do São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Um dos animais quebrou a asa ao ser atingido por um galho. Veja o vídeo acima.
O resgate foi realizado na noite desta sexta-feira (18) por brigadistas do alto do Pantanal e do Prevfogo. Segundo as equipes, o animal caiu do ninho quando a região foi atingida pelo fogo.
Animal precisou ser resgatado após ninho ficar destruído por fogo no Pantanal
Ibama Prevfogo
Na imagem, é possível ver os brigadistas enfaixando a asa do animal com auxílio dos veterinários do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), de Corumbá, por meio de uma videochamada.
O primeiro atendimento possibilitou a transferência dos animais via helicóptero para Corumbá e eles devem ser encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
Fumaça dos incêndios em área isolada do Pantanal, entre MS e MT.
Imagem cedida/Silvestre Marques da Silva
Fogo no Pantanal
Conforme dos dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre sexta-feira (18) e sábado (19), Mato Grosso do Sul possui 5 focos de queimadas no Pantanal, sendo todos eles em Corumbá.
O fogo no Pantanal retornou em outubro após temporada de incêndios ocorrida nos meses de junho e setembro de 2024. Em setembro, Mato Grosso do Sul também enfrentou focos de incêndios que chegaram a atingir 32 dos 79 municípios do estado.
Em junho, 12 cidades decretaram situação de emergência por causa dos incêndios florestais. Entre elas, Corumbá, Porto Murtinho e Jateí. Outro episódio ocorrido no mês de junho viralizou nas redes sociais e ficou conhecido como "Muralha de fogo". A imagem (veja abaixo) foi registrada durante as festividades de São João, em Corumbá, e mostra muralha de fogo de grandes proporções.
Incêndio que atingiu Corumbá (MS) em junho de 2024.
Divulgação
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: